Tecendo o Saber é um projeto que oferece a jovens e adultos a oportunidade de estudar os conteúdos da primeira etapa do ensino fundamental - correspondente às quatro primeiras séries. Ele vai dar continuidade ao trabalho iniciado na alfabetização, estendendo e consolidando os resultados já alcançados por programas como o Brasil Alfabetizado.


Para atender aos seus objetivos, o projeto oferece 12 livros, sendo oito para o aluno - quatro de textos e quatro de atividades - e quatro para orientação do trabalho dos professores, além de uma coleção de 75 vídeos - sendo 65 para os alunos e 10 para a formação dos professores. A exemplo do Telecurso 2000, o material será utilizado em telessalas, que funcionarão em escolas, empresas, sindicatos, associações comunitárias, etc.


A metodologia utilizada é pautada na teoria de Paulo Freire e parte do saber que o aluno já possui, resgatando o valor de sua biografia, ao tempo que cria todas as condições para que ele construa novos conhecimentos. A tematização das grandes questões da atualidade, levada a efeito pelo Tecendo o Saber, orienta para a busca coletiva de uma melhor qualidade de vida e da transformação da sociedade.


São parceiras nesta iniciativa três instituições cujo principal foco é a educação a Fundação Roberto Marinho, que há mais de 25 anos cria e implementa programas educativos que se valem dos meios audiovisuais, como o Vídeo Escola e o Telecurso 2000, e a Fundação Vale do Rio Doce, que tem dado expressiva contribuição para a educação brasileira, por meio de projetos como o Vale Alfabetizar e o Escola que Vale. Na criação dos livros, o Instituto Paulo Freire agrega sua experiência , evidenciada pela participação em projetos de alfabetização de jovens e adultos em todo o país.


Os programas do Tecendo o Saber serão veiculados pela Tv Globo, pelo Canal Futura e pela TV Escola. Além disso, serão disponibilizados para todas as demais emissoras educativas, comunitárias e universitárias.

Saiba Mais >>>